O carnaval de rua de Santa Maria deu um importante passo na manhã desta sexta-feira. Foram entregues, ao Corpo de Bombeiros, os Planos de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) das quadras das oito escolas de samba da cidade que se comprometeram em desfilar no Carnaval.
O documento, que é uma das exigências para que agremiações realizem festas e ensaios em suas quadras, foi elaborado por uma comissão formada pelo vereador Sérgio Cechin, da Comissão de Políticas Públicas e Assuntos Regionais da Câmara de Vereadores, pelo presidente da Liga das Escolas de Samba de Santa Maria, Diogo Medeiros Dorneles, e por um representante da prefeitura.
Conforme o vereador, os laudos técnicos foram elaborados em conjunto com os bombeiros, e os levantamentos foram feitos a partir de visitas frequentes às quadras.
_ Tivemos diversas reuniões prévias, não trouxemos somente o que achamos, fizemos contato com a equipe técnica a todo momento _ afirma o vereador.
Segundo Cechin, os laudos foram finalizados em tempo recorde, em seis dias foi feito todo o levantamento que agora depende de análise do Corpo de Bombeiros.
_ Se, por ventura, forem necessários ajustes nos planos, estaremos aptos à fazê-los. Depois dos projetos aprovados, as escolas devem se adaptar conforme o documento, e acertar os detalhes_ disse Cechin.
Das oito escolas, cinco delas não possuem edificação, somente o terreno onde fica a quadra de ensaios. Outras três possuem áreas construídas. Não existe um prazo definido para adaptação das escolas. O tempo será definido pela própria agremiação, que só poderá realizar ensaios e festas na quadra após adaptar o local conforme o PPCI.
_ A minha parte eu fiz, e estou feliz em concluir o trabalho. Agora depende de cada escola _ afirma Cechin.
O carnaval de rua de Santa Maria está previsto de 13 à 16 de março deste ano.
"